sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CONHECENDO O DIA E A NOITE

CONHECENDO O DIA E A NOITE

Sequência didática com a educação infantil


Série:  maternal  ( 3 anos)
Duração da aula : 4 horas.

Objetivo:

Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil;

Tema da aula:
Dia e Noite
Dia e noite

Conteúdos factuais:
A percepção do dia e da noite

Conteúdos conceituais:
Sol, lua, duração do tempo.

Conteúdos Procedimentais:
Desenvolver a observação, a análise e a comparação. 

Conteúdos atitudinais:
Valorizar a duração do tempo.
Compartilhar informações em grupos.
Desenvolver a concentração e a atenção em rodas de conversa.

Metodologia:
Primeiramente é importante solicitar a ajuda dos pais para registrar na agenda as tarefas que a criança realiza em casa no período noturno.
- O que costumo fazer durante a noite?

Em aula utilize o poema Dia e Noite, de Regina C. Villaça Lima

Você poderá realizar essa leitura aproveitando-se da estratégia do “cineminha” – TV confeccionada com caixa de papelão e papel colorido.Na mesma há um espaço pra demonstração de ilustrações como se fosse uma tela de TV.

Poesia: Dia e Noite
Regina C. Villaça Lima
  
Quando acordo bem cedinho
vejo que é um lindo dia,
pois o sol está a brilhar
trazendo luz, calor e alegria.

Chegando a noite devagarinho
vejo no céu a brilhar
a lua e lindas estrelinhas
enfeitando até o dia raiar!

Roda de conversa:
Por meio de perguntas, direcione as crianças a expressarem suas observações e conclusões em relação a pesquisa que realizaram em casa.
Observe se também fazem relação das ações descritas, com as características físicas do dia e da noite (calor e frio; claridade e escuridão; etc.)

Atividade:

1) Dia e Noite:

Adaptação da brincadeira vivo ou morto.

Quando se disser dia, as crianças se levantarão e farão mímicas do que realizam durante o dia.

Quando se disser noite, elas se deitarão em colchonetes e simularão o sono.       
Obs. Pode – se combinar com as crianças antes da brincadeiras, atitudes que podem ser imitadas simulando o dia, tais como: dirigir, jogar bola, ir para escola, etc.

2) Sequência lógica:
Distribuir uma sequência lógica através de desenhos com atitudes do dia ou da noite.
Pedir para que as crianças pintem. O professor recortará as mesmas e devolverá a seus respectivos donos, para que eles montem sua sequência. Depois cada aluno poderá expor sua sequência para sala.

Materiais necessários:

- Papelão;
- cola
- tesoura;
- Giz de cera;
- poema;
- colchonetes;


Avaliação:

Relato oral, retomada em roda de conversa ao final das atividades.
Registro do professor quanto a apropriação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.



Deixe suas observações, críticas e sugestões. Elas são muito bem vindas para melhorar este blog.
Um forte abraço
Ivan C. Guedes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário