ARQUIVO CLIMÁTICO VISUAL
Plano de aula sobre fenômenos climáticos
O
que fazer?
Um
arquivo climático visual, tendo por base reportagens e imagens extraídas de
jornais e revistas.
Por
que fazer?
O
desenvolvimento desta atividade tem como objetivos:
· Compreender
a relação dos fenômenos climáticos com as catástrofes ambientais.
· Identificar
o elemento climático causador do evento.
· Conhecer
as consequências do evento para a vida humana.
· Relacionar
a ocorrência dos eventos pesquisados com a sua região.
Como
fazer?
Quais
materiais vou utilizar?
Reportagens
de jornais e revistas (impressos e/ou on-line) de eventos relacionados ao clima
na região onde vivem.
Ilustrações
e/ou fotos das reportagens.
· Mapa-múndi
político (um para cada grupo).
· Papel
para confecção de painel.
· Cola,
lápis, canetas, régua, tesoura sem ponta, barbante, alfinetes ou tachinhas (no
caso de uso de isopor).
Ao
sugerir o papel para a confecção do painel, procure trabalhar com material
reaproveitável, como o verso de cartolinas utilizadas em trabalhos anteriores,
papelão, papel de embrulho, isopor, etc.
Quantas
horas-aula?
·
1
hora-aula para a montagem do painel sob a supervisão do professor.
·
2
horas-aula para a apresentação das equipes e a avaliação.
Em
sala ou fora da sala?
·
A
pesquisa de reportagens e de imagens será feira fora de sala de aula.
·
A
montagem do painel será feita em sala de aula.
Em
grupo ou individual?
·
A
turma deverá ser dividida em cinco grupos e os temas deverão ser sorteador.
Procure
não formar grupos com mais de cinco/seis alunos. Caso sua turma seja numerosa,
os temas podem ser repetidos ou divididos por continentes.
Quais
são os passos?
·
Divida
a turma em cinco grupos.
Sorteie
as temáticas: 1ª equipe – Chuva: inundações, enchentes e deslizamentos de
encostas; 2ª equipe – Granizo: destruição de plantações e moradias; 3ª equipe –
Nevascas: dificuldade de circulação de pessoas e de mercadorias; 4ª equipe –
Seca: queimadas e desertificação; 5ª equipe – Tornados, furacões e tufões:
destruição.
·
Escala
temporal: últimos dez anos.
·
Oriente
as equipes na pesquisa das reportagens e das imagens.
Montagem
do painel:
O
mapa-múndi deverá ficar centralizado.
A
equipe deverá localizar e destacar os eventos pesquisados no mapa. Para isso,
será necessário o auxílio de um atlas ou mapas on-line.
As
imagens coletadas deverão ser distribuídas próximo aos locais de ocorrência e
ligadas a estes com barbantes.
As
equipes deverão elaborar um texto (relatório) com as informações dos eventos
pesquisados. Posteriormente deverão concluí-lo, destacando nele a ocorrência
dos eventos na região onde residem e suas consequências para a população.
Forma
de apresentação: exposição oral (todos os membros da equipe deverão participar
da apresentação) – 15 minutos: tipo de fenômeno, local de ocorrência e
consequências, entrega do relatório.
Apreciação
da aprendizagem
Sugere-se
a seguinte forma de avaliação:
2
pontos para a fase da pesquisa – no dia determinado para a montagem do painel,
as equipes deverão estar com o material necessário e a pesquisa das reportagens
realizada.
· 4
pontos de apresentação.
· 4
pontos do relatório.
Dicas
Por
se tratar de apresentação oral, você poderá incluir o sistema de pergunta e
resposta, para que as equipes que estão assistindo não tenham sua atenção
desviada do tema. Se optar por isso, após cada apresentação você deverá sortear
outra equipe; cada membro desta deverá elaborar uma pergunta sobre o conteúdo
apresentado. Na sequência, sortear outra equipe que deverá responder às
questões. Você poderá dar uma nota para a pergunta e para a resposta.
Extraído
de:
FERRETTI,
Eliane. Geografia em ação: práticas
em Climatologia. 2 ed. Curitiba: Aymará, 2012.
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